A pós-graduação de regime intensivo recebeu 103 estudantes do 1º, 2º e 3º módulo
Dezenas de pessoas participaram entre os dias 05 e 17 de janeiro, da Especialização em Catequética, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte. Nossa paróquia se fez presente com uma de nossas catequistas, que integra a equipe da catequese infanto-juvenil, Josimara Takato.
O curso é promovido pela Comissão Bíblico-Catequética e a Comissão Regional de Catequese do Regional Leste 2 da CNBB em parceria com a PUC Minas e o Instituto Regional de Pastoral Catequética (IRPAC).
Para Josimara é um curso muito bom, pois neste primeiro módulo, é possível identificar o itinerário de fé, possibilitando aos catequizandos o encontro do itinerário de fé deles, sempre com a centralidade em Cristo, além de focar em uma catequese sempre mais evangelizadora.
Neste ano, a Pós-Graduação de regime intensivo recebeu 103 estudantes do 1º, 2º e 3º módulo e ocorreu na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG).
De acordo com a coordenadora da Comissão de Catequese do Regional Leste 2, Lucimara Trevizan, a Pós-Graduação tem o intuito de qualificar o trabalho das coordenações diocesanas de catequese. “A partir do curso é possível refletir sobre a prática catequética à luz das orientações da Igreja e conhecer as novas perspectivas e linguagens, sobretudo na cultura urbana e digital”, esclarece.
“Outro diferencial é o acompanhamento pessoal dos alunos, a troca de experiências e os estudos de casos, que auxiliam na intervenção nos processos catequéticos, visando melhorar a coordenação dos trabalhos e a formação de catequistas”, concluiu.
O Bispo de Itabira - Coronel Fabriciano e Bispo referencial da Comissão Bíblico-Catequética, Dom Marco Aurélio Gubiotti, acompanhou o evento.
Sobre o IRPAC
O curso do IRPAC nasceu em janeiro de 1987, com a aprovação dos bispos e a inspiração de Inês Broshuis, dom Joaquim Mol, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, padre Alberto Antoniazzi, Bernardo Cansi e dom Mário Gurgel. Numa época de extrema carência de formação das coordenações de catequese do Regional Leste 2, o curso ajudou a melhorar o “rosto” da catequese nas (Arqui)Dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo.
Para a coordenação de Catequese do Regional Leste 2, o IRPAC é uma tentativa que deu certo, de oferecer um espaço de formação mais densa e profunda, com uma metodologia envolvente, além do cuidado especial com o acompanhamento dos alunos e com o cultivo da espiritualidade.
Comments